segunda-feira, 19 de março de 2007

Qual será o futuro?



Diz-me avôzinho... Eu sei que tu terias vontade de me dizer para ir dormir... Que preciso de descansar porque amanhã há escola...Que é muito tarde para reflectir... Que a esta hora, até os crescidos tão a dormir. Mas olha. Não durmo. Há todas estas coisas que giram em desordem na minha cabeça. E por mais que tente não pensar nelas... Não consigo alhear-me de todos estes assuntos. Então falo contigo. Tu que conheceste tantos Invernos como este... Tu que viste uma época em que até a mamã e o papá não existiam ainda... Tu que chegaste até aqui depois de todas aquelas batalhas... Com certeza deves ter alguma ideia a este respeito. O que é ser... GRANDE? Será que quando eu tiver passado no exame de adulto vou deixar de fzer asneiras? Porque, honestamente avôzinho, vendo como gira o mundo dos adultos... Acho que alguns deles não se privaram de fazer batota nos exames. Quando eu deixar de me passear de calções... Quando eu deixar de ser o vosso futuro para ser enfim o presente... Quando eu deixar de ser daqueles por quem querem fazer as coisas... Quando chegar a minha vez de fazer... Quando eu puder finalmente decidir... o RUMO DO MUNDO... ora bem, quando for grande! Será que eu vou perceber enfim... Por exemplo... a Guerra? Que causa tanto mal mas quem a faz é herói. A Mentira? E a sua preciosa utilidade. Enquanto nos dizem que é tão feia quando somos pequenos...E a grandeza do Homem. Tão grande...Tão superior à dos animais...De quem no entanto nós gostamos. Mas que só queremos se forem de peluche...ou no prato. E será que quando eu for grande...Quando tiver a minha casa, ou pelo menos um tecto mesmo meu... Será que eu poderei convidar uma criança de vez em quando?

Sem comentários: